sábado, 29 de outubro de 2011
Anão (Tolkien)
Anões - são seres estatura baixa vindos da mitologia nórdica, que segundo as lendas, são mestres na arte da mineração e nas forjas. Geralmente são aliados dos humanos, mas não "engolem a seco" os elfos, aos quais olham atravessado, com superioridade. Embora usem outras armas, preferem machados e martelos em combate, causando grandes estragos em seu oponente. São impulsivos e beberrões. Quando esvaziam os barris de cerveja das tavernas, procuram briga, confusão, são espalhafatosos, ou simplesmente caem bêbados, roncando alto no chão. Frequentemente os anões possuem barba e cuidam muito bem delas (do seu modo, claro). Comprar briga é tocar na barba de um deles. A maioria possui uma pele escurecida pela fuligem das minas e seus cabelos e barba são negros. Isso varia, pois os anões das Montanhas Geladas, por exemplo, possuem pele clara e cabelos brancos. Os anões de gelo são mais introspectivos por viverem em uma comunidade afastada. Os anões, ainda, possuem força e conhecimento suficientes para fazer belíssimas armas e armaduras.
Na mitologia:
Conforme escritos históricos, os anões nasceram dos vermes que roíam o cadáver de um gigante, denominado Ymir, mas outros relatos mencionam que eles surgiram dos ossos e do sangue de outro, o gigante Blain. Viveram em Nidavellir (um dos denominados nove mundos, criados pelos deuses), e alguns deles habitaram até mesmo em Midgard (reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra).
São seres que vivem no subterrâneo, uma vez que a luz tem o poder de transformá-los em pedra. São vistos como tendo seus próprios chefes e atribuições diversas, muitos deles conhecem o futuro. Não são belos, usavam grandes barbas, e possuem inteligência superior. São hábeis artífices; são particularmente peritos no trabalho de forja, fazem não só armas dos deuses mas também as jóias das deusas. Entretanto, os anões também possuem má reputação, pois são vistos usualmente como gananciosos, quando diante dos metais preciosos, e além disso ladrões e trapaceiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns
ResponderExcluirE um tema sempre atual por ser deslumbrante.!
Útil para quem deseja escrever sobre mitologia, vou estuda-lo com muito carinho.
tetecamoreira@gmail.com
O interessante é que se nota um minomo de respeito e adimiração, são descritos como esteticamente feios mas intelectualmente superiores!
ResponderExcluir