Sobrevivência ou Morte
E para vocês começarem a imaginar sobre o que vou falar, ai vai uma pergunta: Alguma vez vocês já jogaram alguma sessão onde o objetivo dos personagens fosse só e somente sobreviver?- Problema ocorrer;
- Jogadores são avisados/descobrem o problema;
- Jogadores saem em busca de resposta do/para o problema;
- Primeiro “grande” desafio
- Resolução de parte do problema
- Segundo e/ou último “grande” desafio
- Problema completamente resolvido
Quando estamos na estrutura apresentada mais acima, nós como mestres, estamos numa posição de defesa ou, no máximo, de contra-ataque. Por mais que a história que tenhamos criado, o enredo pareça ser que os eventos culminaram naquilo que os personagens estão enfrentado no momento, na verdade, é tudo por culpa das ações deles. Eles fazem algo para desmantelar o “plano do vilão” e o vilão vai e muda seus planos…
Percebam que o mestre tem de tentar criar ou alongar desafios para poder promover entretenimento para vocês jogadores. Às vezes isso chega a ser monótono, mesmo tendo O poder em nossas mãos. Contudo, “quem não faz gol, leva”, não é? E uma hora o mestre cansa de verdade e cria/joga o desafio final para acabar com a sessão ou aventura.
O ponto mais marcante desse tipo de aventura para o da estrutura anterior é que os jogadores terão que se adequar aos movimentos que o mestre fizer. Um dia, os personagens já foram os caçadores, chegou a hora deles serem a caça. Você como mestre é que fará o ataque contra os jogadores, que colocará as hordas de inimigos de quem os PdJs terão de correr.
Esse tipo de aventura é daquelas que mexem muito com a mente dos personagens e dos jogadores. Fazem com que eles pensem muito mais antes de tomar qualquer atitude, a menor que for. Você conseguiu sair de uma típica aventura linear, com começo, meio e fim, onde os jogadores costumam entrar de peito sem medo algum, para uma onde o fim está ao lado deles, o tempo todo e a última coisa que querem fazer é entrar de peito em qualquer lugar.
Magnifico!! Você é um gênio!
ResponderExcluir