@lafajunior

sábado, 29 de outubro de 2011

Criando Aventura

Criando Aventura

Uma dificuldade de mestres iniciantes é em manter um traçado consistente para o enredo de suas aventuras, onde, por vezes, acabam se perdendo entre suas idéias e as escolhas dos jogadores. Para contornar isso, resolvi trazer esse passo-a-passo de como criar uma aventura.
Esse é um modelo básico a se seguir...

Começando a Aventura

A primeira coisa a se fazer é mostrar as informações de dicas para que o grupo dos jogadores se interessem e se envolvam nos acontecimentos que você pretende que eles investiguem. Uma pessoa aparecendo na taverna e gritando por socorro é uma saída estratégica. Então, tente criar um jeito criativo e faça com que eles realmente se interessem, e você terá dado o passo inicial e pode passar para o segundo passo.

Montando o Quebra-Cabeça

É então que você vai começar a colocar as pistas para que os aventureiros tentem montar o quebra-cabeça. Pode ser que já seja hora dos personagens terem uma noção maior de quem eles estão enfrentando.
Eles veêm uma ação maligna – tortura, pressão, etc – por parte do inimigo, ajuda a astúcia dos personagens em colocar por água a baixo os planos dele. Tentar criar uma pequena rixa, uma cena de diálogo denso entre algum PdJ sobre o tal inimigo!

A Fuga do Vilão

Agora, os personagens já sabem que estão enfrentando e devem estar atrás do inimigo. O grupo, provavelmente, irá encontrar o esconderijo do vilão e irá enfrentá-lo. A luta será tensa, ambos estarão se conhecendo, descobrindo os poderes um dos outros.
O vilão, por algum motivo deve conseguir sair, seja por fuga, por saída estratégica ou qualquer motivo que seja. É o momento em que você faz com que os personagens se sintam bem, eles venceram uma batalha, mas a aventura ainda está longe do seu ...Fim!

Perseguindo o Vilão

Com a fuga inesperada – talvez nem tão inesperada assim – do vilão, mostre aos jogadores que eles tem de correr para poder alcançar o vilão, se não os planos dele conseguirão dar certo! Apresente vários caminhos e opções para os jogadores, fazendo-os ficar em dúvida em qual caminho tomar…
Nesse jogo de perseguição, onde o vilão corre e os personagens vão atrás, aos poucos, vá mostrando que os caminhos que foram deixados para trás, geraram consequências! Algo de ruim, que os faça querer voltar, deixando-os sem escolha.

Fuga dos Jogadores

Por mais que eles tenham vencido e saibam um pouco da estratégia do inimigo, monte algo que faça os jogadores perceberem que eles estão em desvantagem para entrar em uma batalha, caso contrário morte na certa!
Tente fazer com que eles recuem,e fazer com que eles recuperem as energias perdidas no caminho e planejar algo melhor, criem estratégias para derrotá-lo de uma vez por todas! Como os jogadores falharam na ultima batalha contra ele, eles tentarão o máximo, no próximo encontro, para acabar de uma vez por todas com ele.

Lados opostos, mesmo caminho

Tanto os jogadores, quanto o vilão central da aventura, já estão preparados e prontos para a batalha final. Armas afiadas, poções preparadas, escudos e armaduras revitalizados, estratégias traçadas e tudo mais para o grande Final.
Tente mostrar que ambos os lados estão tramando um contra o outro, ou então que o vilão sabe que os personagens estão indo, começando a criar a grande tensão! Às vezes, a tensão pré-batalha é muito mais intensa e legal que a propria luta em si.

A Batalha Final

Provavelmente será o momento mais crítico de toda a aventura ou campanha: A luta final! Todo um trabalho feito pode trazer fama e glória, assim como tristeza e morte.Lute contra os jogadores como se fosse seu próprio personagem, mas também não leve para o lado pessoal, tentando, a todo custo eliminá-los. Afinal, a graça está em desafiar os aventureiros e não em eliminá-los.Aliás, a graça está em todos se divertirem, mesmo que o seu personagem não se sai tão bem ou morra durante a batalha!Vocês devem ter percebido o quão genérico é esse enredo e serve para qualquer tipo de ambientação, cenário ou sistema. Basta você fazer as adaptações necessárias e terá um meio de criar venturas com um enrendo bem amarrado, igual até, porém, totalmente diferentes umas das outras!Lembre-se, você pode adicionar mais etapas ou retirar um ou outras para que possa se moldar ao estilo de jogo de sua mesa!                                 
                                                                

Um comentário:

  1. Muito bom ! Ajuda bastante para quem gosta de criar suas próprias aventuras.

    ResponderExcluir