@lafajunior

sábado, 29 de outubro de 2011

Morte dos PdMs - (Mestre)

Morte dos PdMs - (Mestre)


Quando somos mestres, muitas vezes temos de criar alguns artifícios para ajudar os jogadores quando eles estão emboscados em algum desafio ou parte da aventura. Quase que 100% das vezes isso se dá por meio de um PdM que, praticamente, vira um integrante do grupo, de tanta ajuda que ele dá. Mas tem horas que é necessário matá-lo…
      
Matar PdMs, principalmente os que vem ajudando muito os personagens, pode ser algo bastante trágico para o grupo e um grande alavancador de atenção dos jogadores para a aventura. Ao invés de fazer com que um dos personagens jogadores morra, faça com que eles fiquem necessitados do PdM morto e que precisem agir por próprias forças para poder alcançar os objetivos.
Quando os PdJs precisam muito de um personagem num momento crítico de uma aventura e ele desaparece ou morre, nas mesas que já fiz isso, os jogadores interpretaram como um sinal de algo terrível que está por vir… Na maioria das vezes sim, é isso mesmo, mas quando os jogadores ficam desleixados, esperando que o PdM venha trazendo dicas importantes para que eles descubram as coisas, essa atitude se faz necessária.
Primeiro de tudo, não recomendo que NPCs se tornem importantes por esses motivos, por ficar trazendo informações que “salvam” a aventura de entrar em estagnação… Se a aventura chegou a esse ponto, alguma coisa de errado deve estar acontecendo. Ou os jogadores estão dispersos e não prestam atenção o suficiente na aventura ou você criou coisas complicadas demais como desafios para os PdJs. Nenhuma das alternativas é um bom indicador.
MAtando PdMs importantes
Se você perceber um dos dois, tome algumas atitudes: Alerte os jogadores em off-game, pedindo que eles prestem atenção; Encerre a aventura por ali e vá para casa, pensar em alguma coisa que possa reativar a vontade dos jogadores em se focar na aventura e não em outra coisa. Eu costumo tomar a segunda atitude e é por causa dela que o PdM morre. É aí que os jogadores percebem que há algo perigoso circulando eles e nem o PdM importante está livre…
Os jogadores ao verem o PdM sendo eliminado temem pelo próprio personagem e, convenhamos, todo jogador não quer ver o seu personagem perecendo.
Você resolveu matar aquele PdM que era o suporte do grupo, que estava dando uma mão, um braço e uma perna para ajudá-los. Mas como você vai fazer isso? Não faça de um jeito banal, sem graça. Os jogadores perceberão que você tirou a vida do PdM só para não ter que ajuda-los mais. Deixar transparecer esse lado pode fazer com que os jogadores achem que é revanchismo ou simplesmente arbitrariedade. E isso, também, não é nada bom. Sem contar que você construiu uma vida naquele personagem, ele é o seu personagem.
Faça algo que envolva todos os jogadores. Esse envolvimento costuma ser um combate, mas sempre tem as cenas de perseguição e fuga, um ato heróico do personagem para “salvar” o grupo de uma armadilha ou emboscada e por aí vai. Essa performace deve criar nos jogadores, além do sentimento de culpa por permitirem que ele morressem, o sentimento de revolta e querer vingá-lo, fazendo com que voltem para a aventura e tentem “zerá-la” por assim dizer. Não estou dizendo que funciona todas as vezes, mas costuma ser uma saída bacana para trazer os jogadores para o foco.
Entretanto, falei também que a morte de um personagem importante liga aquele sinal de alerta. Mesmo que os jogadores estejam prestando atenção na aventura, lançar mão desse recurso vai deixa-los intrigados, em dúvida, se as decisões que eles tem feito tem sido as melhores para a aventura. Pode ser uma experiência legal fazer isso, principalmente numa sessão onde eles tem de correr contra o tempo… Criar a dúvida na cabeça deles traz novas faces à aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário